21.9.14

Bélgica

Oioioioie, sim, eu sumi, mas não morri. A vida está tão corrida... Eu sei que são só 10 ou 20 minutinhos para escrever aqui, mas nem isso eu tenho as vezes e apesar de já não ser mais novidade que eu fui a Bélgica eu vi contar em detalhes como foi minha experiência lá.



Essa viagem para a Bélgica me fez sentir ricaaaaaaa. Mentira, eu ia dizer que foi programada super em cima da hora --' Eu morro de preguiça de programar viagens - É MUITO CHATO! - e minha amiga estava sem computador então foi tudo meio que na loucura e na pressa, o que nos estressou, mas apesar de todo o estress foi legal, incrível, realizei mais um sonho e claro aprendi que para viajar é preciso se programar.

Não é nenhuma novidade que eu sou desastrada, atrapalhada, perdida, etc. Eu já nem me importo mais, só me divirto! Aqui vão algumas dicas sobre a Bélgica as minhas aventuras:

IDA
O combinado era pegar o primeiro trem do dia, ir para a última cidade holandesa que faz fronteira com a Bélgica, me encontraria com uma amiga e de lá pegar o trem para bruxelas, mas é claro que se tratando de Camila Fernandes não seria tão fácil assim. Eu peguei o trem das 5:30 que iria para o Aeroporto (lá eu teria que pegar outro trem que iria para Rotterdam e lá pegar outro para Roosendal, isso tudo programadinho, se eu atrasasse 1 minuto perderia todos os trens), eis que no meio do caminho o abençoado do moço comunica o povo que aquele trem não iria mais para o Schipol (aeroporto), só iria até Amsterdam Zuid e lá teriamos que fazer uma conexão para chegar até o Schipol. 

Ok, eu iria me atrasar, perder os trens, mas beleza, só que cheguei em Amsterdam Zuid e descobri que todos os trens partindo de lá tinham sido cancelados. Lá vou eu atrás de um bus, porém nenhum funcionando, para completar eu tinha perdido minha agenda e estava sem o número da minha amiga, daí você faz o que? Manda uma mensagem no whatsapp chorando para o seu amigo que está no Brasil pedindo ajuda. Para resumir eu consegui dividir um taxi até o aeroporto, mas chegando lá eu já nem sabia mais para onde ir. Graças ao bom Deus minha amiga perdeu o trem dela, me ligou e eu fui para a cidade dela.

Pegamos um trem em Den Haag direto para Roosendal, compramos o ticket Den Haag - Bruxelas por 26 euros*. Tomamos café da manhã no trem que demorou 1h10mim para chegar em Roosendal. Lá pegamos outro trem que demorou o mesmo tempo para chegar em Bruxelas. E aí o estresse começou porque povo fala francês em Bruxelas, ninguém sabia nos informar nada, é um povo mal criado, super grosseiro e que não gosta de ajudar. Minha dica para quem vai para lá é: saia da estação pela Galerie Horta, você sairá bem em frente a um Smurf gigante -  aliás os Smurfs e vários outros desenhos foram criados na Bélgica). Foi assim que conseguimos achar um posto de informações turísticas e a Grand Place. 
*Eu recomendo fazer essa viagem de ônibus, com certeza será mais barato e menos estressante.




DIA 1
No primeiro dia andamos pelo centro de Bruxelas, comemos o famoso chocolate Belga, tomamos vinho em um "barzinho" perto da Grand Place (porque eu sou ricaaaaaaaa), vimos o menino mijão que é super famoso e difícil de encontrar (porque ninguém sabe dar informação naquele país) e fomos para o lugar que estávamos hospedadas. Nós alugamos um quarto em uma casa pelo airbnb* . Ir para a casa foi uma das coisas mais estressantes na Bélgica, precisávamos pegar um metrô para chegar lá, mas quem disse que o povo sabia/queria informar a gente onde é que tínhamos que pegar o abençoado do metrô? Lembrando também que em Curitiba não rem metrô então lá ia eu usar o meu inglês que já mal saia direito e usar todos os neuronios possíveis para tentar entender a mistura do francês com holandês e inglês que eles tentavam falar, mas achamos a casa!
*Airbnb em relação a preço é bem relativo, em alguns países vale mais a pena alugar um quarto em hostel ou até mesmo em hotel. Em Bruxelas os preços são bem parecidos, mas os hostels/hotéis são mais centrais, logo economiza em passagem.








DIA 2
Fomos visitar Bruges no segundo dia, sem dúvidas foi a melhor escolha que fizemos, a cidade é linda, encantadora, digna de cena de filme, me senti uma princesa lá. Pegamos um trem na estação Bruxelas Midi direto para Bruges, demorou 1 hora para chegar lá e o ticket de ida e volta custou 12 euros. Lá a atração imperdível é a Cervejaria Halve Maan, uma cervejaria super antiga, que produz cerveja há 6 gerações desde 1856, é possível fazer um tour pelas antigas instalações da fábrica (não é uma torre como dizem por aí, eu me perdi lá, porque estava procurando por uma torre gigante) por menos de 8 euros, ou apenas sentar lá e experimentar a enormeeeee variedade de cervejas que eles oferecem. 



















Era aniversário da Vania, a companheira de viagem mais enrolada que eu já conheci, então fomos comemorar. Jantamos em um restaurante no centro, perto da Grand Place e depois fomos em um pub/balada chamado Celtica




DIA 3
Não poderíamos deixar de visitar o Atomium e comer waffle, então em nosso último dia fomos cedo para o Atomium, que fica um pouco longe do centro, porém nos perdemos é claro e demoramos 2x mais do que o tempo normal para chegar lá. Pagamos 10 euros para entrar no museu. Eu sinceramente não gostei, a vista é legal, mas só isso também, porque a exposição eu achei super sem graça. Cada bola gigante do museu tem uma coisa, me surpreendi com o tamanho do Atomium, é enorme, bem maior do que eu imaginava. Voltamos para o centro, comemos o famoso waffle que nem é tão incrível assim. É bom, é gostoso, eu amei, mas não é tipo "uuuuuuuuuuuuuau, Deus do céu, não vivo mais sem isso". Nos despedimos de Bruxelas e voltamos para casa.














VOLTA
É claro que a volta para casa depois de uma viagem super cansativa e estressante não seria tranquila. A volta de Bruxelas para Roosendal custou 12 euros e foi bem tranquila porém chegando em Roosendal descobrimos que o trem para Den Haag tinha sido cancelado. Lá vamos nós pegar um trem para Breda e lá o certo seria pegar outro trem para Den Haag ou Amsterdam (no meu caso), porém o moço (velho na verdade) super parceiro que trabalhava no trem me disse que aquele trem estava indo para Amsterdam, eu permaneci nele, até que umas 3 estações depois descubro que aquele trem iria para Sibéria, para o Triângulo das Bermudas, para Nárnia, mas não iria para Amsterdam, quase comecei a chorar, mas graças a Deus eu estava na Holanda e isso significa que as pessoas são parceiras e ajudam muito. Um menino LINDO me levou até a plataforma do trem que iria para Amsterdam. "Ah, que bom Camila, daí você pegou o trem, sentou, porque estava com uma mala super pesada e chegou em casa?", mas é claro que não né! O trem estava lotado, tipo ônibus no horário de pico no Brasil, eu nunca tinha visto aquilo na Holanda. Aí parei em Utrecht pensando que mais 20 minutinhos e eu estaria em casa, eis que descubro que os trens tinham sido cancelados, aí eu quase comecei a chorar porque já era 22h e eu estava muito cansada. Mas uma menina me ajudou a encontrar um trem porque nisso a bateria do meu celular já tinha acabado. Depois de três horas "perdida" finalmente eu cheguei em casa.


Foi incrível estar na Bélgica, eu aprendi muito sobre mim mesma, sobre limites, paciência, manter a calma (coisa que eu nunca consegui). Aprendi coisas que eu nem sei explicar, estar em um país diferente, onde o povo mal fala inglês, longe de mamãe e papai ou alguém para te ajudar é difícil, mas te faz crescer muito. Eu também aprendi a ser menos chorona, se fosse antes, no primeiro obstáculo eu teria sentado no chão, começado a chorar e ligado para os meus pais. É papi, mommy e vóvis, eu estou aprendendo a me virar, a princesinha de vocês vai voltar um mulherão. 

Logo tem mais, beijos!

2 comentários:

  1. Hahhahah muitoooo deeez!!! Adorei ler cada linhaaa hahahan e quase que senti junto os desesperos, sei bem como é a sensaçao de querer chorar com imprevistos!!! Mas legal é saber que isso gera aprendizado EEE meninos LINDOOOS no metro kkkkkkkk, que bom que correu td bem na viagem, sempre que der posta mais coisas aquiiii, ta sendo muito legal acompanhaaar!!

    ResponderExcluir
  2. Ah que bom Mari, apesar de desesperador é engraçado e o mais engraçado ainda é que quando eu fico nervosa com essas coisas eu começo a rir hahaha Com certeza, a melhor forma de se aprender é assim, se jogar no mundo e ir se virando, porque quando temos alguém para fazer tudo por nós não aprendemos de jeito nenhum, e eu já descobri que encontrar meninos bonitos é uma consequência de estar perdida hahaaha Pode deixar, posto sim, beijão

    ResponderExcluir