18.10.14

Zaandam, Haarlem, Muiderslot, Laren

Aaaaaah, eu e meus passeios, se tem uma coisa que eu vou morrer de saudade (dentre todos os outros milhões de coisas) quando voltar para o Brasil é essa facilidade de viajar para lá e para cá na Holanda. O transporte é excelente, o país é pequeno, eu tenho o cartão de desconto para o trem então explorar esse meu tesourinho é o que há.




Um dia eu estava vendo fotos da Holanda e me deparei com uma casa para lá de louca e aí eu pensei: "Uuuuau, como é que pode existir isso? É de verdade mesmo? EU IREI NESSE LUGAR!", e então, meses depois lá estava eu em Zaandam, vendo com meus olhinhos a "casa louca". Foi incrível. Quando eu percebi que estava lá, no lugar que um dia eu sonhei estar eu levei um susto, parece besteira, mas poxa, eu sonhei com aquilo e eu realizei, essa sensação não tem preço.




Eu não andei muito por lá, mas sei que Zaandam é a cidade dos moinhos, eu fui até lá fazer compras com minha amiga Gil, porque eu sou rica (nos meus sonhos, talvez) então terei que voltar para ter mais histórias para contar.




Estive em Haarlem durante uma tarde de quarta-feira com duas amigas, foi cansativo mas valeu a pena porque passeamos bastante e visitamos vários lugares legais e lindos (tem algum canto desse país que não é lindo?). Dentre eles o Molen De Adriaan que é um moinho, hoje transformado em museu e aberto a visitação. Recomendo muito. Nosso tour lá foi curtinho porque eles estavam quase fechando, mas deu para aprender sobre moinhos e como eles funcionavam e ainda funcionam, a vista lá de cima é linda!




Visitamos também a Groet Kerk Haarlem, uma igreja super linda e antiga. Olhando por fora ela parece não ter mais fim de tão grande mas por dentro não é tão absurdamente grande assim, mas claro, é grande. É incrível por dentro, cada detalhe, cada coisinha, cada vela, vale a pena gastar uns minutinhos lá ;)




Além dos passeios foi em Haarlem que eu comi pela primeira vez a batata frita holandesa em cone, supeer famosa aqui. O sabor é diferente, não é uma batata do MC Donald's mas é boa e eu claro, sempre nas trapalhadas da vida, fiz aquela lambança. É típico daqui colocar um molho em cima, eu pedi ketchup e claro que eu fiz pior que criança e me sujei toda. 




Eu sou apaixonadíssima pela Holanda, amo cada centímetro desse país e é supeeeeeeer difícil para mim eleger minha cidade favorita mas duas que ganharam meu coração, que foi amor a primeira vista são Muiderslot e Laren. Ambas são pertinho da minha casa (Muiden meia hora de bike e Laren 10 minutos de ônibus), pequenas e parecem de mentira de tão lindas e apaixonantes. 




Muiderslot é um castelo medieval que foi construído por volta de 1280 pelo Conde Floris V e depois de demolido foi reconstruído em 1370. O castelo é uma belezinha mas o que me encantou mesmo foi a cidadezinha de Muiden. Um doce, um encanto, parece coisa de filme de princesa mesmo. Ainda estava calorzinho quando fui lá, então tomei o melhor sorvete da minha vida (desculpa Dolomiti), adivinhem o sabor... STROOPWAFEL. Também tomei café e comi appeltaart na beira do "canal" (não tenho certeza se era um canal, mas como a Holanda é virada em canal, provavelmente era). Lindo, lindo, lindo!




Laren é especial para mim, foi a primeira cidade que eu visitei, foi meu primeiro passeio, minha primeira impressão de Holanda, jamais esquecerei. No meu primeiro dia aqui, minha host mom disse: "Vamos jantar fora, vamos celebrar sua chegada!" e então fomos até Laren, eu me apaixonei, entendi naquele momento porque eu tinha vindo parar aqui. Mas eu não sabia que esse lugar era Laren até voltar lá 2 meses depois com uma amiga. Estava acontecendo uma feira (comi pela primeira vez marshmallow "assado" na fogueira), caminhamos pelo centrinho da cidade que é cheio de restaurantes e estava bem movimentado para um domingo a tarde e nos apaixonamos ainda mais. Comprei meu queridinho queijo brie e pão francês (améééééém Jesus, que saudade eu estava do pãozinho francês) no Albert (o mercado daqui), sentamos em uma praça, em frente a um lago e comemos (os holandeses fazem muuuuito isso aqui). 




Kusjes.

Um comentário:

  1. Meu sonho é ir para zaandam mas é muito caro e minha família não tem todo esse dinheiro mas tenho fé de que um dia eu vou lá mesmo que eu esteja velhinha

    ResponderExcluir