19.11.14

Leiden, Zandvoort, Gouda, Almere

Olha a menina das viagens por aqui :D. Atrasada com a atualização do blog (deeesculpa, minha vida é muito corrida) e apaixonada por cada cantinho da Holanda.




Em um domingo ensolarado, quando ainda era verão aqui, fui conhecer Leiden. Muita gente já tinha me falo dessa cidade, é um amorzinho, adorei e voltarei lá logo! Almocei dentro da estação, no Julia's (um restaurante italiano que tem em todas - quase todas - as estações de trem aqui), por falar nisso, a estação central de Leiden é quase que uma praça de alimentação.




Como ainda estava calorzinho, tinha muita gente passeando de barco por lá, muita gente nos cafés da cidade, música ao ar livre, etc. O bom de Leiden é que as lojas abrem no domingo (aqui na Holanda quase nada abre no domingo, nem mercado vó! Encontra-se algo aberto só nas cidades grandes). O que eu fiz foi passear por lá, saí andando sem rumo com uma amiga, até que achamos uma rua cheia de lojas e ficamos por lá. Encontramos um moinho que atualmente é um museu e depois disso, deitamos na grama em frente a um canal e ficamos curtindo um solzinho.




Eu amo praia e tive a sorte de ir ainda esse ano a Zandvoort em um dia supeeeer quente. Era final do verão já, minha host e eu pegamos as meninas na escola 12:00 numa quarta-feira e fomos a praia. Eu sempre odiei passar protetor solar e como minha vó linda não estava aqui para me obrigar a passar, não passei, resultado: fiquei preta.




A praia é bem legal, movimentada, cheia dos clubes mas a água é gelaaaaada. Achei super engraçado o povo não usar guarda-sol, olha que eles são branquelos. Amei passar a tarde lá, mas claro que está faltando uma trapalhada, afinal eu sem nenhum desastre, arte, coisa engraçada não sou eu. 

Pois bem, resolvi dar uma caminha, estava super destraida gravando um video do mar e das conchinhas no chão que nem olhei para o lado, eis que quando eu olho para frente vejo um senhor sem roupas. "Meeeeu Deus, tadinho, deve ser meio louquinho já, cadê a família?" - pensei.  Ai quando olho para o lado, TODOS estavam sem roupa e eu descobri que estava em uma praia de nudismo. Parabéns para mim que fui em uma praia de nudismo pela primeira vez na vida sem saber que estava indo, sem ser convidada e vestida.




Era sábado, eu solitária e tinha sol lá fora então resolvi visitar Gouda, uma cidade super fofa onde foi criado o stroopwafel - amor da minha vida - segundo a internet e que leva o nome do queijo holandês, que na verdade pronuncia-se rrrráuda.   




Quando cheguei lá não fazia a minima ideia de para que lado ir, então segui o coração e fui parar um parque lindo. Me encantei com o lugar, e depois de passar um tempo lá fui tentar achar a "feirinha de queijo" da cidade. Parece impossível para uma pessoa atrapalhada como eu, mas eu consegui! A feira é bem legal, cheia dos queijo e de de tudo que você imaginar (tem até queijo rosa e azul). 

Gouda é uma cidade histórica então tem bastante prédio antigo, um deles é o museu do quiejo, que eu não visitei (preferi gastar meu dinheiro comendo stroopwafel). Andei pela cidade e me encantei mais ainda. Encontrei um lugar bem bacana para comer stroopwafel que eu tinha achado na internet e pela primeira vez comi do jeito holandês (deixa em cima da xícara de café por uns 2 ou 3 minutos para o caramelo de dentro derreter), claro que eu amei, mas eu sou suspeita para falar sobre isso.







Almere é uma cidade que eu nem sei o que dizer a respeito, penso nela e o que me vem na cabeça é: PRIMARK. Eu só fui e continuo indo em Almeje por causa dessa loja, que é onde eu compro quase todas as minhas roupas, é muuuito barata! Meus "passeios" lá se resumem em sair da estação e entrar na Primark que é em frente a estação.

Kusjes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário