15.12.14

Sinterklaas, Zwarte Piet e Pepernoot

HoHoHoHo aqui é o Papai No... Opa, pera, desculpa aí Noel, mas você veio ao país errado, aqui é o Sinterlaas que comanda as paradas, aquele véio doido que vem de barco da Espanha ta ligado? Não? Senta aí que eu te conto!




Que os holandeses são loucos e diferentes, isso eu e todo mundo já sabe, até minha vó que anda moderna e tem "azape" agora (whatsapp) - beijo vó - mas que eles não tem papai noel aqui é novidade. Eles tem um velho de barba branca, que gosta da cor vermelha e dá presentes, mas NÃO, ele não é o papai noel, claro que a história por trás disso só poderia ser louca, mas é legal, eu gostei e sinceramente foi uma das celebrações natalinas que mais me emocionou nesses 20 anos de vida haha.




Sinterklaas é um cara maneiro, de idade já (véio), simpático que mora na Espanha e vem passar as férias na Holanda todos os anos. Ele conheceu um cara da África, um tal de Pieter, Zwarte Piet (Pedro Preto), que mora com ele, é seu "ajudante" e joga perpernoot para as crianças. Sinter tem seu fiel escudeiro Amerigo, um cavalo branco lindo que vem junto no barco. 




Para resumir a história, o Sinterklaas coloca todo mundo num barco, os Piet (tem vários), o Amerigo e vem da Espanha para a Holanda, sim, de barco! Eles chegam aqui no final de novembro, fazem uma festa para recebe-lo. Aqui em Naarden foi lindo, eles chegaram de barquinho nos "canais" de Naarden-Vesting, os Zwarte Piet de jet ski, bote, barco fazendo a maior bagunça - me emocionei!




Depois da chegada, ele montou no Amerigo e foi com os Zwarte Piet "passear" em Naarden. Teve uma banda, teve festa, as escolas fizeram um desfile, coisa mais linda do mundo, e a criançada louca pelas pepernoot (eu amava, mas comi demais um dia, passei tão mal que nem posso mais ouvir falar nisso).




Calmaaa que não acabou por aí! No dia 5 de dezembro o Sinterklaas saí para dar presentes as crianças (que já estão ganhando presentes desde o dia que ele chegou), segundo meu host porque é aniversário dele. Aqui em casa colocamos nossas botinhas na lareira, cantamos uma musiquinha que nunca mais saiu da minha cabeça e como num passe de mágica o Sinterklaasje deixou uns presentes para nós (não trouxe o namorado que eu pedi, mas tudo bem né, fazer o que).



Aí eu te pergunto: porque cargas d'água um véio que conheceu um cara da África sabe Deus como, coloca um cavalo dentro de um barco e vem da Espanha para a Holanda dar presentes para a galera no dia do seu aniversário? E o mais louco é que ele fala holandês fluente mas não fala espanhol, oiiii? Depois eu que sou a bêbada da história né?




Povo doido viu, mas eu amei, a cultura holandesa é realmente doidíssima, digo, riquíssima e linda. Foi um dos momentos mais mágicos que eu já vivi ver o Sinterklaas chegando com sua gangue. Aaaaah fomos visitar ele no slaapkamer (quarto de dormir), montaram um aqui em Naarden, coisa mais linda, tão fofinho que eu quase fiquei por lá mesmo.










2 comentários:

  1. Estou gostando dessa sua aventura no hemisfério norte. Sucesso Camila ;-)

    ResponderExcluir
  2. Nathan? É você mesmo? Vou chorar! Obrigada, estou amando tudo, sempre foi um grande sonho e o blog? Viu outro sonho, tudo bem que é uma brincadeira do que qualquer outra coisa, mas está aqui. Você sabe que temos saudades de você né? Que temos te procurado por aí... Apareça! Beijos

    ResponderExcluir