20.11.14

Estudando holandês

Oi geeeente, tudo bem? Finalmente estou estudando , aeee \O/ na verdade já faz um tempinho mas só agora que consegui falar sobre isso aqui. Estou estudando holandês na Volksuniversiteit.




Quem me conhece sabe que eu amo estudar e que foi difícil para mim ficar nove meses sem pisar em uma sala de aula, então vocês conseguem imaginar a minha alegria no dia 06 de outubro de 2014, quando eu entrei na escola, na minha sala de aula, com um professor para ensinar, uma carteira para escolher, um caderno novo para escrever, certo? Eu nem acreditei, estava tão cansada por causa da Oktoberfest que nem sei explicar o sentimento.

Eu vim para cá decidisisisissima a estudar inglês, falava para todo que eu estava vindo para estudar inglês e esse realmente era o plano, porém eu achava que holandês fosse uma língua extinta, que só as pessoas muito velhas falassem, mas tive uma surpresa quando cheguei aqui: TODO MUNDO fala holandês, os avisos no trem são em holandês, as informações são em holandês, os produtos no mercado são em holandês. Quase todo mundo fala inglês aqui, é uma segunda língua, no mercado, no bar, na rua, no trem, todos falam inglês, só as crianças e velhos bem velhos que não, mas querendo ou não holandês é idioma oficial deles.

"Ué, mas se eles falam inglês aí porque cargas d'agua você está estudando holandês menina? Nunca que vai usar no Brasil, perca de tempo!". Ok, para pararem de me encher com essa pergunta chata e antes que me crucifiquem e fiquem falando que eu sou burra, vou explicar os principais motivos que me fizeram mudar de ideia e optar pelo holandês.

Minhas meninas não falam inglês, então minha comunicação com elas era meio complicada, logo esse é o primeiro/principal motivo. Segundo porque, estar na Holanda e não aprender nada em holandês não faz sentido para mim. É questão de educação, falar pelo menos o básico da língua do país onde você mora e como eu vim aqui para viver de verdade a cultura holandesa, não faria muito sentido voltar para o Brasil sem falar pelo menos algumas palavras em holandês. O alemão para os holandeses é a mesma coisa que o espanhol para nós, eles conseguem entender mas não falar, isso significa que aprender alemão num futuro próximo (que é meu sonho) se tornará mais fácil e poxa, serei trilingue, olha que chique. E por último mas não menos importante, aprender idiomas diferentes só te faz bem, e daí que eu não vou usar no Brasil? E daí que talvez eu nunca mais fale holandês e até esqueça tudo? E daí? Agora faz sentido para mim e eu estou amando.  

Eu estou adorando as aulas, aprendo muito com minhas meninas também, já consigo ler alguma coisa e entender o povo conversando, mas falar é difícil, a pronuncia deles é bem diferente, mas já aprendi alguma coisinha: Ik ben heel blij met Nederlands klas. Ik ben mooi :P. Ik kom uit Brazilië. Ik spreek Portugues, Engels en a beetje Nederlands. Não entendeu nada né? Vai no Google Tradutor haha.


Kusjes schatjes, volto logo!

3 comentários:

  1. Ik ben heel trots op jou :DDDD
    Nederlands is een mooi taal voor mij :)
    Kusjes

    ResponderExcluir
  2. Nederlands is heel mooi en leuk :D
    Ik ben heel blij. Ik kan spreek a beetje haha
    Kusjes

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir